domingo, 7 de novembro de 2010

Exame Nacional do Empobrecimento Mental

Sim, meus caros, eu fiz o enem esse final de semana. Muitos se prepararam a meses, alguns desde o início do ano para esta prova, tentando assim ingressar em uma universidade e cursar um ensino superior de qualidade. Bem, eu não estudei. Na verdade, não dei a mínima em sequer pegar um livro para absorver algum tipo de conhecimento e então fazer a prova tranquilo.
Devo ter tirado alguma nota mais ou menos, ou até mesmo boa, não importa. Parabenizo às pessoas que foram extremamente bem, pois realmente, merecem. Enfim, vamos aos pontos. Que prova de "humanas" era aquela? Datas erradas em uma questão de história! Pegadinha para o aluno descobrir e então desvendar o grande mistério que é uma mísera questão diante de 45 da mesma matéria? E, certamente, saber o método de civilização tribalística dos indígenas tupi-guaranis garantirão meu curso superior, afinal, quem precisa da Primeira e Segunda Guerra? Ou até mesmo da Grécia Antiga com sua cultura que influenciou todo o mundo?
Partindo agora para as "ciências", como um conjunto de Física, Química e Biologia. Bem, eu descobri que eu não sei química pelo ENEM. Únicas questões que eu realmente fiz de química foram sobre ácido e química orgânica. Não tenho a mínima idéia do que eu fiz para achar a resposta das outras questões (mas isso deve ser só eu mesmo.). Acho que esse dia de prova foi a comemoração do dia do fazendeiro. Sinceramente, em toda página tinha pelo menos uma questão falando da roça. Rrrapaiz, o Brasiir tumém é arado, sô! Ainda não lembro de alguma questão de Newton de verdade por lá. (E olha que Newton é matéria de Ensino Médio, hein INEP!) Abaixo um bom exemplo de uma questão bem "WTF" que pintou no meio das canas:

Agora vamos ao segundo dia de prova! Domingo, dia bonito, ensolarado e um calor do cão. Primeira prova foi a de Línguas. Nada a declarar sobre as cinco questões de inglês, estavam fáceis e com textos agradáveis, nada exaustivo como todas as outras provas. Então, entramos na prova de Português. Alguém aqui sabe o que é tritongo, ditongo, hiato? Não importa! O que importa é saber as posições do voleibol, pra acertar na prova. De Português. E o movimento artístico Impressionismo, vocês estudaram, crianças? Estudaram sobre suas motivações, principais atuantes, sua filosofia de vida? Pois então, esquece tudo. O importante é saber como o Monet pintava os quadros, e não sobre o que ele queria dizer com os mesmos. E, é claro, pra quem nunca viu o Impressionismo antes, o INEP vai te dar uma prova em preto e branco com uma xerox horrorosa apenas para você não poder enxergar as suas pinceladas. Bonito, não?
E agora, com vocês, a prova de Matemática! Digo, de porcentagem. Oitenta porcento da prova foram trinta porcento pra lá, setenta porcento pra lá. Alguém aqui conseguiu enxergar o helicóptero que pousou na montanha? Nem eu, um gráfico colorido em preto e branco não funciona muito bem, eu acho.

Bem, esses são meus comentários sobre o ENEM, que sugou completamente o meu tempo, minha paciência e minha vontade de qualquer outro dia passar perto de uma prova igual a essa.
E por favor, meus jovens, NÃO ANULEM ESTA PORCARIA. SERÁ MAIS UM FINAL DE SEMANA NO LIXO.

Um comentário:

Esther =) disse...

Concordo plenamente! Que prova inútil cara, e eu ainda errei a questão do volei, pra variar ¬¬
achei que a ultima figura fosse um bloqueio e não uma cortada.. cara! eu perdi ponto por que não sabia volei!
e as de quimica, como dizem as más linguas, no enem, quimica não se estuda, se chuta!