terça-feira, 3 de novembro de 2009

Anônima

Faces irreconhecíveis em meio de passos apressados, passando por seus olhos com rapidez e emoções aleatórias. Rostos sem nome, olhando para o horizonte, sem qualquer destino - apenas seguindo seus próprios pés.
Os donos dessas faces pertencem ao seu dia-a-dia, sem você ao menos perceber. É ele que te dá o troco do ônibus, o que entrega sua pizza, o que passa por você nas ruas. Para eles, você também é apenas mais um na multidão, um anônimo. Ele provavelmente nunca lembrará de você, do seu rosto, do seu olhar. Até porque, quem lembraria de uma pessoa que nem um bom dia lhe dá?
Lá estava ela, atrás de um balcão de lanchonete, servindo a outras pessoas aleatórias que nunca mais a veria, inclusive a mim. Pedi um pastel, e ela o me entregou junto com um guardanapinho. Ainda que tenha sido por alguns segundos, ela havia me olhado nos olhos, havia me notado, mas logo em seguida voltou a anotar pedidos e entregar os mesmos. Entre pedidos e entregas, ela se voltava pra minha mesa, e me olhava intensamente, e eu não parava de olhar para ela. Parecia um jogo de olhares, onde quem ganhava era quem pegava o outro olhando o outro. Não pude deixar de notar em seus cabelos ondulados, presos em rabo de cavalo. Suas mãos grossas, feridas pelo trabalho, e sua pele morena. Provavelmente ela também observara em meu paletó cinza, e também nos meus óculos escuros, presos no bolso do paletó.
Terminei meu lanche, e pedi a conta. Fui pagar no caixa, onde ela se encontrava no momento. Assim que eu lhe dei o dinheiro contado, ela me olhou pela última vez, e eu a ela. Foram os dois segundos que mais duraram na minha vida.
Dei as costas e saí da lanchonete. Tinha voltado a minha rotina normal, com rostos anônimos passando direto por mim. Na semana seguinte voltei para a mesma lanchonete, pedir o meu pastel, na esperança de rever o rosto que havia visto na semana passada. Quando olhei para o balcão, vi dois homens e nenhuma mulher.
Foi nessa hora que eu percebi o quão estúpido e idiota eu fui.

Nenhum comentário: